Muitos de vocês já devem ter acompanhado o mais novo projeto do Prefeito Lauro Michels, o Novo Hospital Municipal de Diadema. Com a convicção de que um novo prédio irá solucionar os problemas da cidade, Lauro Michels tenta colocar a população contra a Câmara Municipal, utilizando as redes sociais e os Jornais para contar uma mentira que nem ele mesmo acredita.
Abrindo esse nosso bate papo, quero deixar claro que não sou contra um novo hospital em Diadema, muito pelo contrário, tanto eu, como os Vereadores eleitos por cada um e cada uma de vocês, somos a favor de todo projeto que venha ao encontro dos interesses da cidade de Diadema. E nesse momento o interesse da cidade não é um novo hospital, pode ser que futuramente seja, mas no momento senhor prefeito, os interesses são visíveis e vou descrevê-los aqui.
Antes de construir um novo prédio para o hospital municipal de Diadema, a população e os vereadores querem ver a reorganização do sistema municipal de saúde, colocando mais médicos para o atendimento, humanizando o atendimento nas unidades básicas de saúde, Quarteirão e no Atual HM. Uma reorganização que de condições para que as equipes possam trabalhar de forma mais digna e preocupadas com o que interessa: a vida da população e não preocupadas com a falta de extintores, goteiras, infiltrações, equipamentos quebrados etc, como acontece hoje.
Antes de erguer um novo hospital, a população espera que as UBSs voltem a ter remédios básicos nos estoques, uma das grandes reclamações da população é a falta de medicamentos em nossas unidades básicas. A população quer ver as UBSs fazendo exames de sangue e outros atendimentos com regularidade, chega de interrupções por quebra de contratos, por falta de pagamentos, por falta de materiais para que as equipes possam trabalhar adequadamente. A população quer ir a UBS e não ter que voltar pra trás por conta da falta de profissionais ou equipamentos de trabalho, são vários os casos relatados em que munícipes deixaram de ser atendidos por falta de equipamentos ou profissionais nas Unidades Básicas de Saúde. Antes de um novo hospital, a população quer ver as UBSs funcionando corretamente senhor Prefeito.
Além disso, a população espera que o Quarteirão da Saúde seja valorizado, readequado e colocado para funcionar corretamente, da forma em que ele foi projetado, o povo não quer projetos mirabolantes, puxadinhos no segundo andar, placas e propagandas no Quarteirão, o povo quer o básico: um atendimento DIGNO e de QUALIDADE, como deve ser. O Quarteirão da Saúde foi construído pelas mãos do povo de Diadema e não merece tanto descaso e abandono como a sua gestão tem feito Prefeito Lauro Michels.
A população quer ver os tais R$ 1 milhão de reais por dia na saúde investidos de forma correta, no atendimento do atual hospital municipal, na modernização do sistema, na contratação de médicos, na reforma da rede existente, na compra de mais remédios, na ampliação das equipes da saúde da família, na humanização do sistema de saúde de Diadema.
Não é errado sonhar com um novo hospital, mas isso reque RESPONSABILIDADE, requer RESPEITO com o dinheiro público, não podemos assinar um cheque em branco sem ao menos ter claro quais são as condições de pagamento deste empréstimo de R$ 126 milhões de reais; não podemos liberar um endividamento da cidade sem saber quais as taxas de juros, em quantos anos a cidade irá pagar e de onde vai sair o recurso para honrar o empréstimo.
Ao longo dos últimos 2 anos, o Prefeito Lauro Michels já apresentou “ideias” para um novo Hospital atrás do atual HM, para um novo hospital em algum lugar da Ulysses Guimarães, para um novo Hospital sabe-se lá onde, inclusive falando em projeto executivo, que é o projeto final para orientar a construção do novo prédio, mas de repente o prefeito alega ter apenas o projeto básico e que o projeto final só deve ficar pronto após o investimento de 5% dos 126 milhões, ou seja, um projeto de aproximadamente meio milhão de reais.
Tudo isso demonstra o despreparo de Lauro Michels para tocar não apenas a saúde Diadema, mas para tocar uma obra complexa como essa, sem planejamento, sem definir prioridades e o principal: sem convencer a si mesmo e a população de que um novo hospital irá resolver os problemas da saúde em Diadema.
__________________________________
Crie mais esse espaço para dialogar com cada um de vocês, através de textos rápidos, informais e que retratam o dia a dia de Diadema e do meu mandato.